Plataforma MEGA: como fazer o registo para receber manuais escolares gratuitos

Já tentou fazer o registo na plataforma MEGA e não conseguiu ou tem dúvidas? Explicamos, passo a passo, o que deve fazer.
Artigo atualizado a 03-08-2020
Para receber manuais escolares gratuitos é necessário estar registado na plataforma MEGA.

O registo na plataforma MEGA é obrigatório para receber manuais escolares gratuitos. Deve ser realizado por encarregados de educação de alunos que frequentem o ensino obrigatório, isto é, do 1.º ao 12.º ano, em escolas públicas ou privadas com contrato de associação.

Registo na plataforma MEGA: o que fazer?

Passo 1

Entre em https://manuaisescolares.pt e clique em “Acesso Encarregados de Educação”;

Passo 2

Em seguida, prima “Registar”;

Passo 3

No ecrã seguinte, introduza o seu nome completo e email e defina uma palavra-passe. Pressione em “Registar”;

Passo 4

Aceda à sua conta na plataforma, introduzindo o endereço de email e a palavra-passe indicados no registo. Depois, clique em “Entrar”;

Passo 5

Leia atentamente os termos de utilização dos manuais escolares. Atenção: os livros terão de ser devolvidos em  bom estado no final do ano. Assinale que leu os termos de utilização e carregue em “Continuar”;

Passo 6

Seguidamente, proceda à validação do NIF (número de identificação fiscal), clicando em “Validar contribuinte”. Imediatamente, será encaminhado para a página de login do Portal das Finanças.

Passo 7

Introduza o NIF que está identificado na escola como sendo o do encarregado de educação (nunca o do aluno) e a senha de acesso ao Portal das Finanças. Com esta informação, a plataforma irá atribuir vouchers (um por manual), que permitirão o levantamento de manuais escolares em qualquer livraria aderente (na plataforma pode consultar o mapa das livrarias aderentes). Clique em “Autenticar” e depois em “Autorizo”;

Passo 8

A partir daqui, não precisa de fazer mais nada. Quando os vouchers estiverem prontos, receberá uma notificação por email a informá-lo de que estão disponíveis para utilização. Conheça as datas de emissão dos vouchers dos manuais escolares gratuitos para o ano letivo 2020-2021.

Para receber os manuais escolares gratuitos, basta imprimi-los e entregá-los numa livraria aderente. Se lhe for atribuído um manual escolar reutilizado, deve levantá-lo na escola respetiva. Excecionalmente, no ano letivo 2020-2021, não serão atribuídos manuais escolares gratuitos usados, uma vez que os do ano letivo anterior não foram devolvidos às escolas, devido à pandemia da Covid-19.

Ficou com dúvidas?

Assista aqui a um vídeo demonstrativo de acesso à plataforma MEGA.

Ler mais

Mais sobre

Educação

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)