Pensões em 2022: quem é aumentado e em quanto

Todos os pensionistas serão aumentados em 2022 por via da chamada atualização regular. Saiba quanto vai passar a ganhar a mais.
Artigo atualizado a 04-07-2022

Em 2022, haverá uma atualização de todas as pensões, com diferentes taxas consoante os escalões. Trata-se da atualização regular das pensões, que habitualmente acontece em janeiro.

Atualizações das pensões em 2022

Atualização regular

A atualização regular das pensões, prevista na lei, depende de dois fatores económicos: crescimento nominal do Produto Interno Bruto (PIB) nos dois últimos anos e valor da inflação média, exceto habitação, do último ano (registada em novembro).

A mesma lei define as fórmulas desta atualização, que estão expressa na tabela abaixo.

EscalõesCrescimento do PIB
Inferior a 2%Entre 2% a 3%Superior a 3%
Inferior a dois IASInflaçãoInflação + 20% do PIB (mínimo inflação + 0,5 pontos percentuais)Inflação + 20% do PIB
Entre dois e seis IASInflação - 0,5 pontos percentuaisInflaçãoInflação + 12,5% do PIB
Superior a seis IASInflação - 0,75 pontos percentuaisInflação - 0,25 pontos percentuaisInflação

 

Em 2022

Como o crescimento nominal do PIB nos dois últimos anos foi inferior a 2% (devido à queda acentuada do PIB em 2020), a atualização regular das pensões em 2022 será efetuada com base no valor da inflação média (sem habitação) do último ano registada em novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em novembro, a variação média da inflação dos últimos 12 meses, retirando os preços da habitação, situou-se em 0,99%. Esta é, no entanto, uma estimativa rápida. O valor final será divulgado no dia 14 de dezembro.

Assumindo o valor da inflação dos últimos 12 meses agora divulgado, arredondado à primeira casa decimal, ou seja, 1%, as pensões terão as seguintes atualizações em 2022:

  • Até 886,40 euros

As pensões até duas vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), correspondente a 886,40 euros em 2022, serão atualizadas ao valor da inflação média (sem habitação) do último ano registada em novembro. Ou seja, a atualização regular será de 1%.

  • Entre 886,40 e 2 659,19 euros

Para as pensões entre duas e seis vezes o valor do IAS, ou seja, de 886,40 a 2 659,19 euros em 2022, a atualização regular corresponderá ao valor da inflação deduzido de 0,5 pontos percentuais. Isto é, será de 0,49%.

  • Acima de 2 659 euros

No que diz respeito às pensões superiores a seis vezes o valor do IAS, 2 659 euros em 2022, haverá uma atualização correspondente ao valor da inflação deduzido de 0,75 pontos percentuais. Deste modo, a atualização regular será assim 0,24%.

 

Atualização extraordinária

Para além da atualização regular, a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 contemplava uma atualização extraordinária das pensões mais baixas, no valor de 10 euros. Porém, com o chumbo do diploma, a sua aplicação ficou sem efeito. É expectável que a medida seja incluída na próxima proposta de OE para 2022, eventualmente com retroativos a janeiro.

Ler mais

Mais sobre

Reforma , Segurança Social

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.
< Voltar à página de Descontos

Repsol Portugal

Até 30 de setembro de 2022, beneficie de até 15 cênt./litro em produtos Repsol Neotech e Autogás em abastecimentos com cartão AM Montepio, associados a uma conta Repsol Move.
Desconto
  • Até 15 cênt./litro em combustíveis Repsol Neotech e Autogás, válido em abastecimentos iguais ou superiores a 30 euros: 9 cênt./litro em abastecimentos com o cartão AM Montepio_Repsol ou o novo Cartão de Associado + 6 cênt./litro* de poupanças em vigor nas estações de serviço aderentes.
  • Até 12 cênt./litro em combustíveis simples: 6 cênt./litro em abastecimentos com o cartão AM Montepio_Repsol ou o novo Cartão de Associado + 6 cênt./litro* de poupanças em vigor nas estações de serviço

*O desconto de 6 cênt./litro já se encontra refletido no PVP anunciado nas estações de serviço aderentes, pelo que não constará no recibo/fatura emitido pelas entidades.

 

 

Torne-se Associado 

 

Como aceder ao seu cartão Repsol digital?

Passo 1 – Instale a aplicação da Associação Mutualista Montepio (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”;

Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito;

Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Associação Montepio/Repsol.

repsol - passo 1 repsol - passo 3 repsol - passo 3

 

 

O Cartão que lhe permite poupar mais sempre que abastece

Com o Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol é certo que vai poupar mais. Porque além do habitual desconto de 6 cêntimos, este cartão permite acumular outras vantagens em vigor nas estações de serviço aderentes em Portugal Continental e Madeira.

São descontos sobre descontos, no caminho de vantagens que é ser nosso Associado.

A quem se destina o Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol?
A todos os associados da Associação Mutualista Montepio, maiores de 18 anos e com as quotas em dia. Só é emitido um cartão por Associado. Para usufruir deste desconto, só aplicável em combustível, bastará apresentar o seu Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol no ato de pagamento.

Se já é titular de um Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol saiba que pode continuar a usufruir destes descontos e vantagens, não sendo necessária a sua substituição.

Qual o valor do desconto?

O valor do desconto é de 6 cêntimos sobre o PVP afixado no posto, imediatamente deduzido ao valor do abastecimento, e constará do recibo emitido.

Os detentores deste cartão poderão também aderir ao programa de fidelização para clientes particulares Repsol Move em qualquer estação de Serviço Repsol. Este programa acumula pontos pelas transações efetuadas, que são convertidos em vales, descontos ou brindes.

Para mais informações sobre este programa de fidelização, contacte a Linha de Apoio Repsol Move 707 200 099 (atendimento personalizado 24 horas, 7 dias por semana) ou escreva para repsolmovept@repsol.com.

Exceções

O desconto não será atribuído se o pagamento for efetuado com o cartão SOLRED, se exceder um dos seguintes limites máximos: 200 Euros diários/800 Euros por mês/3 validações por dia, ou se o Associado optar por usufruir de um outro desconto promocional não acumulável.

Pontos de desconto

Consulte a lista de estações de serviço através do site da Repsol e as respetivas Condições Gerais de utilização.
Os associados titulares do cartão AMMontepio_Repsol podem apresentar o cartão digital, disponível na APP da Associação Montepio, nas estações de serviço Repsol aderentes.

Descontos que andam sempre consigo

Para além do cartão físico, pode ainda utilizar a versão digital do Cartão Repsol na app da AMM. Uma alternativa conveniente que lhe permite usufruir dos descontos em combustível sempre que abastecer.