Pensões em 2022: quem é aumentado e em quanto

Todos os pensionistas serão aumentados em 2022 por via da chamada atualização regular. Saiba quanto vai passar a ganhar a mais.
Artigo atualizado a 05-01-2022

Em 2022, haverá uma atualização de todas as pensões, com diferentes taxas consoante os escalões. Trata-se da atualização regular das pensões, que habitualmente acontece em janeiro.

Atualizações das pensões em 2022

Atualização regular

A atualização regular das pensões, prevista na lei, depende de dois fatores económicos: crescimento nominal do Produto Interno Bruto (PIB) nos dois últimos anos e valor da inflação média, exceto habitação, do último ano (registada em novembro).

A mesma lei define as fórmulas desta atualização, que estão expressa na tabela abaixo.

EscalõesCrescimento do PIB
Inferior a 2%Entre 2% a 3%Superior a 3%
Inferior a dois IASInflaçãoInflação + 20% do PIB (mínimo inflação + 0,5 pontos percentuais)Inflação + 20% do PIB
Entre dois e seis IASInflação - 0,5 pontos percentuaisInflaçãoInflação + 12,5% do PIB
Superior a seis IASInflação - 0,75 pontos percentuaisInflação - 0,25 pontos percentuaisInflação

 

Em 2022

Como o crescimento nominal do PIB nos dois últimos anos foi inferior a 2% (devido à queda acentuada do PIB em 2020), a atualização regular das pensões em 2022 será efetuada com base no valor da inflação média (sem habitação) do último ano registada em novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em novembro, a variação média da inflação dos últimos 12 meses, retirando os preços da habitação, situou-se em 0,99%. Esta é, no entanto, uma estimativa rápida. O valor final será divulgado no dia 14 de dezembro.

Assumindo o valor da inflação dos últimos 12 meses agora divulgado, arredondado à primeira casa decimal, ou seja, 1%, as pensões terão as seguintes atualizações em 2022:

  • Até 886,40 euros

As pensões até duas vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), correspondente a 886,40 euros em 2022, serão atualizadas ao valor da inflação média (sem habitação) do último ano registada em novembro. Ou seja, a atualização regular será de 1%.

  • Entre 886,40 e 2 659,19 euros

Para as pensões entre duas e seis vezes o valor do IAS, ou seja, de 886,40 a 2 659,19 euros em 2022, a atualização regular corresponderá ao valor da inflação deduzido de 0,5 pontos percentuais. Isto é, será de 0,49%.

  • Acima de 2 659 euros

No que diz respeito às pensões superiores a seis vezes o valor do IAS, 2 659 euros em 2022, haverá uma atualização correspondente ao valor da inflação deduzido de 0,75 pontos percentuais. Deste modo, a atualização regular será assim 0,24%.

 

Atualização extraordinária

Para além da atualização regular, a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 contemplava uma atualização extraordinária das pensões mais baixas, no valor de 10 euros. Porém, com o chumbo do diploma, a sua aplicação ficou sem efeito. É expectável que a medida seja incluída na próxima proposta de OE para 2022, eventualmente com retroativos a janeiro.

Ler mais

Mais sobre

Reforma , Segurança Social

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Junte-se a nós
hoje mesmo.

Torne-se Associado

Está prestes
a tornar-se Associado.

Como deseja efetuar o Processo de Admissão?

Mude de vida sem mudar de banco

Nunca foi tão fácil juntar-se a nós. Independentemente de ser cliente de outro banco, só tem de subscrever uma das nossas modalidades de poupança e proteção e tem acesso às inúmeras vantagens e benefícios da maior Associação do país.

Torne-se Associado

Ser Associado é somar benefícios

Mais de 600 mil associados já usufruem intensamente das soluções e benefícios da maior Associação do país. Junte-se a nós e comece hoje mesmo a mudar o seu futuro por apenas 2€/mês.

Torne-se Associado

+600 000

Formas de ver a vida e viver a Associação. Uma por cada Associado Montepio.

Estamos presentes em todas as dimensões da sua vida

  • Um plano de saúde gratuito e uma oferta alargada de soluções e serviços na área  da saúde

  • Descontos junto de mais de 1 300 parceiros

  • Poupança e proteção sem comissões de gestão

  • Bilhetes exclusivos para concertos e espetáculos

  • Um clube infantil para os associados até aos 10 anos

  • Saúde privada a preços exclusivos

    Gratuito, sem período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes, o Cartão Montepio Saúde pode ser utilizado numa rede de 6 500 parceiros, entre os quais a CUF, a União das Misericórdias Portuguesas, o Grupo Germano de Sousa ou o Grupo HPA. Descontos médios superiores a 30% face às tabelas privadas. Solução operacionalizada pela AdvanceCare.

  • Soluções que garantem futuro desde 1840

    As nossas soluções de poupança e proteção adaptam-se a qualquer ciclo de vida das famílias: a primeira poupança, a proteção contra a incerteza do amanhã, o pé-de-meia que concretiza sonhos ou a preparação do dolce fare niente para viver a reforma.

  • Descontos em parceiros que valorizam
    a sua vida

    O Cartão de Associado dá acesso a mais de 1 300 parceiros Montepio, em diversas áreas: turismo, cultura, desporto e bem-estar, educação e formação, saúde ou consumo. Saiba quanto poupa em MyMontepio, a sua área pessoal digital.

  • Ofertas exclusivas para espetáculos
    e tempos livres

    Desfrute de momentos memoráveis em família. Experiências Montepio, concertos, peças de teatro, visitas a museus, exposições ou passeios pela cidade e serra são apenas algumas das atividades nas quais pode inscrever-se e participar, todas as semanas.

  • Condições vantajosas no Grupo Montepio

    Beneficie das sinergias criadas pelas empresas do Grupo Montepio e usufrua de preços vantajosos nos produtos e serviços do Banco Montepio, Lusitania Seguros, residências Montepio para seniores ou estudantes, entre outras.

Perguntas frequentes

  1. Como posso tornar-me Associado?

  2. Para ser Associado efetivo da Associação Mutualista Montepio necessita:

    > Preencher a ficha de admissão. Pode fazê-lo online ou, de modo presencial, num espaço mutualista ou aos balcões do Banco Montepio, através do gestor mutualista.

    > Subscrever pelo menos uma modalidade de Poupança ou Proteção (conheça aqui as nossas soluções de poupança e proteção)

    > Assegurar o pagamento da Joia de Admissão, no valor de 9 euros, e a primeira quota associativa, no valor de 2 euros. A partir da admissão, a quota associativa será cobrada mensalmente por débito de conta bancária.

  3. Quais as vantagens e benefícios de ser Associado?

  4. Além das vantagens inerentes às modalidades subscritas, os associados Montepio usufruem de outros benefícios que proporcionam a melhoria da sua qualidade de vida.

    > Descontos na aquisição de bens e serviços junto de uma rede de parceiros nacionais e locais que reúne mais de 1 200 entidades;

    > Acesso a empréstimos com garantia das subscrições nas modalidades mutualistas;

    > Concessão de benefício em caso de morte ou invalidez por acidente (solidariedade associativa);

    > Condições especiais em serviços prestados por empresas do Grupo Montepio (Banco Montepio, Lusitania – Companhia de Seguros, Residências Montepio e Montepio U Live – residências para estudantes);

    > Oferta cultural e de lazer, disponível, entre outros, a partir dos espaços Atmosfera m, do Clube Pelicas e das publicações periódicas da Associação Mutualista Montepio.

    Os associados podem ainda usufruir da participação nas iniciativas de dinamização associativa que permitem o convívio e a partilha de experiências entre a comunidade associativa.

  5. Quanto custa ser Associado?

  6. Os novos associados devem pagar uma Joia de Admissão única, no valor de 9 euros, e uma quota associativa no valor de 2 euros por mês.

  7. Já sou cliente Montepio. Que benefícios tenho ao tornar-me Associado?

  8. Os clientes Montepio que sejam também associados têm as seguintes vantagens nos serviços do Banco Montepio:

    > Isenção da Comissão de Manutenção da Conta à Ordem, nas seguintes situações:

    • Contas associadas ao recebimento de pensões/rendas da Associação Mutualista Montepio, desde que um dos titulares seja pensionista/rendista do Montepio;
    • Contas associadas ao débito de quotas de mensalidade mutualistas, desde que um dos titulares seja Associado.

    > Redução da comissão nas soluções Montepio para particulares:

    • Desde que a condição de Associado seja conjugada com outras condições de envolvimento do cliente com o Banco Montepio (por Associado entende-se Associado efetivo, com quotas em dia e com pelo menos um plano mutualista ativo)

    > Preçário diferenciado das anuidades dos cartões de crédito;

    > Desconto de 10% sobre o valor das comissões de administração de propriedades;

    > Redução do spread base em operações de crédito.

  9. Posso ser Associado sem mudar de banco?

  10. Sim. Os associados Montepio podem ser clientes de qualquer instituição bancária e utilizarem essa conta à ordem para as operações regulares subscrição de modalidades de poupança e proteção, pagamento de quotas ou recebimento de juros, entre outros.