Colaboradores

Valorizamos quem luta por valores e ideais

Pela igualdade de oportunidades

Os colaboradores são um fator preponderante no desenvolvimento do Grupo Montepio, contribuindo para a criação de valor e desenvolvimento de vantagens competitivas.

Em 2018, a atuação do Grupo Montepio continuou a ser pautada por iniciativas consideradas estratégicas no domínio da Gestão dos Recursos Humanos, das quais se destacam a qualidade de oportunidades e a garantia de boas condições de trabalho num ambiente propício ao desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

Capital humano

Sistema de Gestão de Desempenho

No ano de 2017 foi implementado, na CEMG, o ciclo piloto do Modelo 3D – Diálogo, Desenvolvimento e Desempenho, o novo Sistema de Aconselhamento e de Gestão de Desempenho. O 1.º ciclo completo decorrerá em 2018.

O Novo Sistema de Aconselhamento e de Gestão do Desempenho – Modelo 3D, é uma ferramenta de natureza estratégica que tem como principal objetivo promover a prática da gestão do desempenho, valorizando a forma como os resultados são obtidos e assegurando que as equipas dão o contributo esperado para a CEMG. Um processo que analisa o desempenho passado, numa perspetiva de futuro e de desenvolvimento. Nesse sentido, o ciclo anual compreende 2 processos distintos, que sendo independentes, complementam-se – o Aconselhamento e a Gestão do Desempenho.

As 3 grandes linhas orientadoras do Modelo 3D são o Desenvolvimento dos colaboradores, o que passa por acompanhar o Desempenho e por um processo de Diálogo muito eficaz, que se traduza numa verdadeira partilha.

Formação e Desenvolvimento de Competências

O Grupo Montepio assegura formação e desenvolvimento contínuos aos seus colaboradores, considerando que o capital humano é um dos ativos fundamentais da instituição. No ano de reporte, a CEMG registou um número total de horas de formação de 230 357 tendo sido realizadas 1 173 ações de formação, com um total de 3 537 participantes.

Saúde e Segurança

Abordagem

O Grupo Montepio adota uma abordagem holística na promoção da saúde e bem-estar dos seus colaboradores, envolvendo as famílias e a comunidade. Para levar a cabo esta linha de orientação, existe na CEMG:
O núcleo de Segurança no Trabalho e Emergência (SHT), que tem como missão tornar mais seguros, mais saudáveis e mais produtivos os locais de trabalho, promovendo o bem-estar laboral e desenvolvendo uma cultura de prevenção de riscos;
A área da Saúde no Trabalho da CEMG (ST), composta por técnicos detentores das competências e certificações profissionais exigidas pelas entidades reguladoras.

Iniciativas de promoção de saúde

Durante o ano de 2016, o Grupo Montepio levou a cabo uma Campanha de Vacinação e celebrou um Acordo com Prestadores de Serviços de Saúde Externos para encaminhamento de colaboradores.

Voluntariado corporativo

Em termos de responsabilidade social interna, merece destaque a continuidade dada ao programa de voluntariado corporativo, que conta com 1 907 colaboradores e reformados inscritos na base de dados. Em 2019 foram realizados 39 Projetos de Intervenção Social e 135 ações que contaram com a participação de 739 voluntários. O número total de ações realizadas em 2019 foram 107, contando com a participação de 717 voluntários.

1 907

Colaboradores e reformados inscritos no programa de voluntariado corporativo

739

Trabalhadores envolvidos em 2019

5 594

Horas de voluntariado