9 erros que deve evitar numa entrevista de emprego

Descubra que comportamentos deve deixar de fora numa entrevista de emprego. A arrogância e a antipatia estão proibidas, assim como as críticas a anteriores entidades patronais.
Artigo atualizado a 24-08-2018
Vai a uma entrevista de emprego? Conheça 9 erros fatais

A entrevista de emprego é uma etapa obrigatória na procura de uma nova oportunidade laboral. Para que esteja no seu melhor, o Ei explica-lhe como se deve preparar para estes momentos-chave e os erros que não pode cometer perante o seu entrevistador.

1. Cuidado com a arrogância

O maior erro numa entrevista de emprego é demonstrar arrogância ou antipatia. Este foi o comportamento mais criticado por 82% de empregadores, no âmbito de um inquérito da Hays, grupo de recrutamento especializado. Mantenha, por isso, a confiança, sem cair num comportamento arrogante. Opte, por exemplo, por fazer perguntas relevantes ao entrevistador, sobre a empresa e as funções necessárias para o cargo. Conseguirá demonstrar o seu interesse na vaga de emprego, assim como humildade suficiente para fazer questões.

2. Evite falar mal de ex-chefes

Mesmo que a experiência no seu anterior emprego tenha sido pouco positiva, guarde as opiniões sobre ex-chefes para si. Esta falha foi apontada por 65% dos mais de 800 inquiridos, tornando-a na segunda pior atitude a ter numa entrevista de emprego. Já que o entrevistador não o conhece bem, verbalizar queixas sobre ex-empregadores apenas vai demonstrar uma atitude negativa da sua parte.

3. Seja claro ao relatar a sua experiência

É o essencial da entrevista, mas a verdade é que nem todos conseguem descrever, com clareza e entusiasmo, a respetiva experiência profissional. Este é um erro referido por 62% dos empregadores. Para evitar esta falha, deve ter bem preparado o historial de funções que desempenhou em anteriores postos de trabalho. Esforce-se também por dar exemplos de situações concretas em que geriu momentos particularmente importantes e desafiantes no passado.

4. Não se atrase

Se é daquelas pessoas que nunca consegue chegar a horas, tenha em mente que a falta de pontualidade é “chumbada” por 57% dos patrões. Jogue pelo seguro e tente chegar com dez ou quinze minutos de antecedência. Dessa forma, evita ansiedades quando chegar ao local da entrevista de emprego, garantindo que está presente à hora marcada. Se o atraso for mesmo inevitável, avise o entrevistador assim que possível, com um pedido de desculpas.

Para onde está a olhar?

Durante a entrevista, mantenha o contacto visual com o entrevistador

Tome nota: Na lista dos piores erros que pode cometer numa entrevista de emprego estão também a falta de confiança (indicada por 46% dos patrões), o desconhecimento da empresa (45%) e a sobrevalorização das capacidades ou conhecimentos (45%).

5. Nunca minta na entrevista de emprego

Não exagere e, sobretudo, restrinja-se sempre à verdade. Não mentir é uma regra de ouro no processo de recrutamento. Lembre-se de que todas as informações fornecidas no currículo e na entrevista de emprego serão, por norma, alvo de confirmação. A sua candidatura pode mesmo ser anulada se não corresponder à verdade.

6. Relaxe… mas com moderação

Esteja confiante. Tenha presente que não convém tremer nem gaguejar perante o seu potencial empregador. Mas também não deve cair no extremo oposto e demonstrar uma descontração excessiva. Esta é uma falha referida por 41% dos empregadores.

7. Seja razoável no salário que pede

“Quais são as suas perspetivas salariais” é uma pergunta frequente em entrevistas de emprego. Mesmo assim, a maioria dos empregadores não considera que expetativas de salário exageradas sejam um problema na entrevista. Este problema foi considerado um erro para 32% dos inquiridos.

8. Esteja preparado

Um erro que pode acabar por ser decisivo é, precisamente, não se preparar de forma adequada para uma entrevista de emprego e desconhecer a área de negócio a que a empresa se dedica. Faça o seu trabalho de casa e ensaie respostas para perguntas que provavelmente lhe serão colocadas, tais como: “O que imagina estar a fazer daqui a três anos?” ou “Quais são as suas maiores qualidades e os seus maiores defeitos profissionais?”. Não tenha receio de referir alguns defeitos e, relativamente às duas primeiras questões, se não estiver muito confiante, opte por sublinhar o seu interesse em aprender e crescer na carreira. Lembre-se de todos os seus “trunfos” e mais-valias, mesmo que não os tenha aplicado recentemente.

9. Atenção à imagem e postura

Tenha atenção à imagem com que se apresenta numa entrevista de emprego. Aposte numa boa apresentação e assegure-se de que vai vestido de acordo com a cultura da empresa e com o cargo a que se está a candidatar.

Esteja também atento à sua postura. Aposte na simpatia, sem exageros: uma cara sorridente causa maior sentimento de confiança do que uma cara demasiado sisuda.

Ler mais

Mais sobre

Emprego , Procurar emprego

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais