Ficha ENES: o que é e quando pedir?

A Ficha ENES é essencial para a candidatura ao ensino superior. Saiba que documento é este e até quando deve pedir.
Artigo atualizado a 22-02-2024

A candidatura ao ensino superior é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes. Neste processo, um dos passos a dar é o pedido da Ficha ENES. Esclareça as suas dúvidas em relação a este documento.

1. O que é a Ficha ENES?

A Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) é uma espécie de currículo do ensino secundário do aluno. Neste documento constam informações sobre todas as provas de ingresso realizadas através de exames nacionais, bem como sobre a conclusão e a classificação do ensino secundário para as várias fases de candidatura ao ensino superior.

Contém, ainda, um código de ativação indispensável para a candidatura online ao concurso nacional de acesso ao ensino superior. Sem este código, a candidatura não é válida.

Acesso ao ensino superior em 2024: o que saber para uma candidatura certeira

2. Qual é a validade da Ficha ENES?

Só poderá utilizar esta ficha no ano em que é emitida, sendo válida para todas as fases do concurso nacional de acesso ao ensino superior desse ano.

Tome nota

Se, em 2024, não vai realizar exames nacionais e pretende candidatar-se ao ensino superior com as classificações dos exames nacionais que realizou em 2022 ou 2023, tem de pedir a Ficha ENES na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE).

3. Quando pedir?

Pode pedir a Ficha ENES a partir do dia em que forem afixadas as classificações dos exames nacionais e até ao fim do prazo de candidatura ao concurso nacional de acesso ao ensino superior.

No entanto, ressalve-se que a ficha poderá não ser emitida nem entregue no dia em que é pedida, pelo que não é aconselhável fazê-lo no fim do prazo aplicável.

Exemplificando: se pretender concorrer à 1.ª fase de candidatura ao ensino superior em 2024, pode pedir a Ficha ENES logo que sejam afixadas as classificações dos exames nacionais da 1.ª fase (15 de julho) e até uns dias antes do fim do prazo de apresentação da candidatura ao ensino superior da 1.ª fase (5 de agosto).

Caso não faça exames nacionais na 2.ª fase nem peça a reapreciação e/ou reclamação de uma classificação (ver perguntas 4 e 5), não terá de voltar a pedir esta ficha em 2024. Pode utilizá-la na 2.ª e na 3.ª fases de candidatura ao ensino superior.

Tome nota

Para beneficiar da Preferência Regional no concurso nacional de acesso ao ensino superior, deve informar a escola secundária desta pretensão quando pedir a Ficha ENES. Caso contrário, os campos referentes a esta preferência ficarão vazios. Por Preferência Regional entenda-se a prioridade que pode ser concedida pelo estabelecimento de ensino superior a alguns candidatos, tendo em conta o seu local de residência.

 

 

4. Onde pedir a Ficha ENES?

Deve requerer a Ficha ENES junto da escola secundária onde realizou os exames nacionais. O meio para pedir e receber este documento varia consoante a escola: pode ser presencial ou por e-mail.

Se pretender concorrer ao ensino superior público, a Ficha ENES digital é suficiente, uma vez que só precisa do código de ativação.

Caso tenha intenção de candidatar-se ao ensino superior privado, informe-se junto dos estabelecimentos em causa se deve apresentar o documento original em papel.

5. Quem faz exames nacionais na 2.ª fase tem de pedir uma nova ficha?

Se pedir a Ficha ENES logo após a afixação das classificações dos exames nacionais da 1.ª fase e, após este pedido, repetir alguns exames nacionais na 2.ª fase, deve voltar a pedir uma nova ficha apenas se alcançar uma classificação mais alta do que a obtida na 1.ª fase.

Saliente-se, contudo, que as classificações obtidas na 2.ª fase de realização dos exames nacionais só podem ser utilizadas para a 2.ª e a 3.ª fases de candidatura ao ensino superior.

Poderá fazer o novo pedido logo após a afixação dos resultados dos exames nacionais da 2.ª fase.

Exemplo

Um aluno pretende candidatar-se ao ensino superior em 2024 e, na 1.ª fase dos exames nacionais desse ano, obtém as seguintes classificações às disciplinas de Português e de História:

  • Português: 16 valores
  • História: 12 valores

Após a afixação das classificações dos exames nacionais da 1.ª fase, pede a Ficha ENES.

Na 2.ª fase, este aluno realiza exames nacionais às mesmas disciplinas e alcança as seguintes classificações:

  • Português: 14 valores (pior do que na 1.ª fase)
  • História: 15 valores (melhor do que na 1.ª fase)

Assim, na nova Ficha ENES que pedir, constarão as classificações das duas fases dos exames nacionais, mas apenas as mais altas (16 valores a Português e 15 valores a História) contarão para o concurso nacional de acesso ao ensino superior (2.ª e 3.ª fases).

6. Em que situação é obrigatório voltar a pedir a Ficha ENES?

Sempre que houver uma alteração da classificação de um exame nacional por reapreciação ou reclamação, é necessário pedir uma nova Ficha ENES e devolver a anterior, de acordo com o Guia Geral de Exames 2024 (página 40).

7. O que fazer se a ficha apresentar dados pessoais incorretos?

Neste caso, deve solicitar as devidas correções junto da escola e aguardar que sejam importadas para o sistema da candidatura online.

No entanto, esta situação não impede nem prejudica a apresentação da candidatura online, esclarece a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) no seu site, numa lista de FAQ (perguntas frequentes).

8. Por que razão a Ficha ENES pode não ser emitida?

A escola poderá não conseguir emitir a Ficha ENES, caso se verifique, por exemplo, uma das seguintes situações:

  • O aluno não terminou o ensino secundário até à fase do concurso de acesso ao ensino superior a que se está a candidatar;
  • O aluno não obteve uma classificação válida (igual ou superior a 95 pontos) em nenhum exame nacional realizado como prova de ingresso.
Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais