Simulador: Quanto vai gastar com o início das aulas?

Tem filhos em idade escolar? Calcule quanto vai pesar o regresso às aulas no seu orçamento, tendo em conta os livros escolares e o material de papelaria necessários.
Artigo atualizado a 18-09-2017

Como funciona o simulador?

O simulador do Ei tem em conta os preços médios dos cabazes de livros escolares por ano de escolaridade, considerando as disciplinas que geralmente requerem um manual. Os valores foram calculados pela Comissão do Livro Escolar da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

No ano letivo 2017-2018, o Ministério da Educação vai disponibilizar gratuitamente os manuais escolares aos alunos do 1º ciclo (do 1.º ao 4.º ano de escolaridade), mas apenas aos que estejam matriculados numa escola pública. Assim sendo, nestes casos, o simulador não contabiliza estas despesas. No entanto, se preferir comprar os packs pedagógicos, que incluem os manuais e os respetivos cadernos de atividades (não fazem parte da oferta do Estado), poderá adicionar esse custo no campo “Outros gastos”.

Quanto ao material de papelaria, o simulador inclui os preços médios de quatro cabazes de material de papelaria, um para cada ciclo de ensino, decorrentes da análise do Ei à oferta de cinco superfícies comerciais (Continente, El Corte Inglés, Jumbo, Pingo Doce e Staples). Para cada cabaz são indicadas duas opções – a mais económica e a mais dispendiosa. Desta forma, poderá ter a noção de quanto terá que gastar se escolher a gama mais económica ou a mais cara.

Nota: Os preços de material de papelaria foram recolhidos entre os dias 21 e 29 de agosto, podendo ocorrer oscilações de valores subsequentes.

FAÇA AQUI A SUA SIMULAÇÃO E FIQUE A SABER QUANDO VAI GASTAR COM O INÍCIO DAS AULAS

Simulações

Para ter uma ideia de como o simulador do Ei o pode ajudar a poupar no regresso às aulas, apresentamos, a seguir, duas simulações de casos fictícios.

Caso 1: Família com dois filhos matriculados numa escola pública, no 1.º e 4.º anos de escolaridade
Neste regresso à escola, esta família terá uma despesa entre os 69,20 euros e os 321,20 euros, não despendendo qualquer quantia com manuais escolares. Se optar pela gama mais económica de papelaria realizará uma poupança de 252  euros.

Caso 2: Família com dois filhos matriculados num colégio privado, no 3.º e 8.º anos de escolaridade
Para esta família, o início da escola representará uma despesa entre 285,95 euros e 594,42 euros, incluindo livros escolares (195,6 euros). A diferença entre a fatura mais económica e a mais dispendiosa é de 308,47 euros.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais