Vai de férias? Saiba se compensa um seguro de viagem

Vale a pena fazer um seguro de viagem para as suas férias? Este seguro garante-lhe proteção perante imprevistos, é certo, mas tudo depende das coberturas e exclusões previstas.
Artigo atualizado a 25-07-2018

Quais as coberturas associadas ao seguro de viagem?

Eis alguns exemplos de coberturas associadas a um seguro de viagem:

  • Assistência médica no estrangeiro, em caso de acidente ou doença súbita
  • Pagamento de indemnizações por morte ou invalidez permanente e despesas médicas
  • Envio de medicamentos
  • Acompanhamento da pessoa hospitalizada
  • Encargo com crianças no estrangeiro
  • Atraso e perda de ligações aéreas
  • Procura e atraso na receção de bagagens. Pagamento das bagagens em caso de extravio
  • Adiantamento de fundos no estrangeiro
  • Regresso antecipado de pessoa segura

Tenha em conta que, quanto mais coberturas estiverem incluídas num seguro, mais caro ele se torna. O preço pode também variar em função das pessoas seguradas, da duração da viagem e, naturalmente, do país de destino – tendo em conta o risco associado.

Fatores de risco em viagem

Existem fatores de risco que aumentam a pertinência de um seguro de viagem. Quando se trata de viagens para fora da União Europeia, por exemplo. Nas deslocações para países menos desenvolvidos pode justificar-se o acesso a uma rede privada médica.

Obrigações legais

Cuba e Rússia são alguns dos países onde é obrigatório ter um seguro de viagem com cobertura de assistência médica

Outro aspeto a ter em conta é a prática de desportos de inverno. Está a planear ir à Serra Nevada praticar snowboard? Nesse caso, pondere a contratualização de um seguro que cubra a assistência médica no estrangeiro, em caso de acidente, assim como o acompanhamento hospitalar. Analise com cuidado as ofertas existentes: há seguros que excluem a prática de desportos de inverno, pelo que as cláusulas de proteção em caso de acidente deixam de se aplicar.

O que ter em conta na escolha de um seguro de viagem?

Tal como na contratualização de seguros de outros ramos (veja o Guia Ei de seguros para a família), assegure-se de que está informado sobre as várias ofertas existentes. Apesar de não existir uma antecedência obrigatória para fazer o seguro (em relação às datas da sua viagem), planear com tempo permite-lhe analisar as coberturas contratadas e garantir que correspondem às suas necessidades.

Eis os critérios a ter em conta na análise das diferentes ofertas no mercado:

  • Qual o destino, tipo e duração da viagem?
  • Quais as coberturas contratadas e respetiva abrangência?
  • Quais os capitais seguros?
  • Quais as exclusões incluídas (ex: prática de desportos de inverno)?
  • Quais as regras do país que vai visitar?

As regras existentes no país do destino são um fator importante a ter em conta. Em Cuba, na Rússia e em alguns dos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, é obrigatório ter um seguro de viagem válido com cobertura de assistência médica. Já nos Estados Unidos não existe essa obrigatoriedade, mas os elevados preços dos cuidados hospitalares no país podem justificar a contratualização de um seguro.

E se já estiver abrangido por um seguro de viagem?

Antes de contratualizar um novo seguro de viagem, analise outros seguros já subscritos e até a oferta da agência de viagens. Isto porque pode dar-se o caso de já beneficiar de uma proteção em viagem, sem o saber. Tenha particular atenção às seguintes situações:

  • Viagem através de uma agência turística
    Comprou a sua viagem de férias através de uma agência? Nesse caso, verifique se a agência inclui o seguro de viagem como parte do pacote turístico e, em caso afirmativo, quais as cláusulas abrangidas. Tenha em atenção que, geralmente, os seguros de viagem das agências de turismo são tipificados e limitados a algumas coberturas com capitais reduzidos – como morte ou invalidez permanente e despesas de tratamento. Podem não estar incluídas a assistência médica e perda de bagagens.
  • Seguro automóvel com assistência em viagem
    Verifique se o seu seguro automóvel inclui cobertura de assistência em viagem. Esta cobertura pode ser acionada em férias, mesmo que viaje noutro meio de transporte.
  • Cartão de crédito com seguro de viagem
    Os seguros de viagem associados ao cartão de crédito variam de cartão para cartão, podendo incluir assistência médica ou reembolso no cancelamento da viagem. Para garantir a proteção através dos seguros associados ao cartão de crédito, terá de o utilizar como meio de pagamento da viagem – caso contrário, as coberturas não serão acionadas.

Lembre-se de que estas proteções não contemplam uma oferta de serviços tão ampla como um seguro de viagem. Por isso, analise o risco da sua viagem, as suas necessidades específicas e as cláusulas de proteção que pretende obter. Desta forma, pode perceber se a melhor solução para o seu caso recai num seguro de viagem contratualizado especificamente para as próximas férias.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Férias , Saúde , Seguros , Viagens

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais