Pensão na hora: como pedir a pensão de velhice e ter aprovação em 24 horas

“Pensão na hora”. Este é um novo serviço da Segurança Social Direta que permite pedir a pensão de velhice de uma forma simples e rápida. Saiba se cumpre os requisitos para beneficiar desta funcionalidade.
Artigo atualizado a 07-10-2021
Está mais fácil pedir a pensão de velhice

Está mais fácil e rápido pedir a pensão de velhice. Com o serviço digital Pensão na hora, da Segurança Social, o tempo de espera entre o pedido desta prestação social e o respetivo diferimento é, no máximo, de 24 horas.

Se está perto da idade da reforma e pretende pedir a pensão de velhice, conheça, neste artigo, as regras do serviço Pensão na hora e comece a fazer o que mais gosta o quanto antes.

O que é o serviço “Pensão na hora”?

Trata-se de um processo de deferimento (aprovação) automático da pensão de velhice, com base nos elementos que constam do sistema de informação da Segurança Social.

O objetivo é reduzir o número de pedidos de pensão de velhice sujeitos a análise manual por parte da Segurança Social, tornando mais célere todo o processo.

Como funciona?

Todo o processo de pedido da pensão de velhice é feito através da Segurança Social Direta (SSD). Para aceder a esta plataforma digital da Segurança Social é necessário ter uma senha de acesso e o Número de Identificação da Segurança Social (NISS). A autenticação na SSD pode ser feita também através da Chave Móvel Digital ou do Cartão de Cidadão.

Antes de pedir a pensão de velhice na SSD, o futuro pensionista verá o valor bruto estimado a receber. Se concordar com o valor que lhe é apresentado, poderá avançar com o pedido da pensão de velhice, através do preenchimento de um formulário online.

Caso cumpra as condições de acesso para poder usufruir de uma pensão em Portugal, como o prazo de garantia e a idade de reforma, por exemplo, o pedido da pensão de velhice é automaticamente diferido, sendo atribuída uma pensão provisória. Nessa altura, é ainda comunicada a data de início do pagamento da pensão.

Como pedir a pensão de velhice?

Para pedir a pensão de velhice no serviço Pensão na hora deve seguir os seguintes passos:

1.º Passo

Aceda à SSD e faça a sua autenticação, inserindo o NISS e a senha de acesso ou através da Chave Móvel Digital ou do Cartão de Cidadão.

2.º Passo

 No menu, em “Pensões”, clique na opção “Pensão de Velhice”.

3.º Passo

Caso concorde com o valor provisório, clique em “Pedir pensão de velhice”. Se ainda não preencher os requisitos para pedir a pensão de velhice é indicada essa informação.

4.º Passo

Preencha o formulário online.

 5.º Passo

 Por fim, aguarde pela decisão da Segurança Social. Irá receber na sua caixa de mensagens, na SSD, o valor da pensão e a data a partir da qual se inicia o pagamento.

Quem pode aceder à pensão provisória?

Só pode usufruir da pensão provisória quem cumprir os seguintes requisitos:

  • Possuir idade pessoal de acesso;
  • Ter o número de anos de descontos necessários para acesso à pensão;
  • Ter carreira contributiva apenas na Segurança Social;
  • Estar abrangido pelo regime normal de reforma, não tendo carreiras especiais;
  • Ser residente em Portugal;
  • Não ter dívidas à Segurança Social, como trabalhador independente.

O que acontece nas restantes situações?

Se não estiverem reunidas as condições necessárias para a atribuição da pensão provisória, o processo entregue através da SSD é analisado manualmente por parte dos serviços da Segurança Social.

Ler mais

Mais sobre

Reforma

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais