O que pode fazer para ajudar a Ucrânia

Doar bens essenciais, como roupa ou medicamentos, ou garantir camas para os refugiados são exemplos do que pode fazer para ajudar as vítimas do conflito na Ucrânia.
Artigo atualizado a 10-03-2022

É hora de agir e toda a ajuda é bem-vinda quando o objetivo é minorar a dor e suprir necessidades causadas pelo conflito na Ucrânia. Temperaturas baixas, fome, falta de cuidados médicos e de higiene e situações de abuso podem ser combatidas mesmo a uma distância de mais de 4 000 quilómetros, como a que separa Portugal da Ucrânia. Eis alguns exemplos do que pode fazer para apoiar cidadãos em fuga ou a viver no país.

6 formas de ajudar a Ucrânia

1. Uma rede que liga quem quer ajudar a quem precisa de ajuda

A plataforma We Help Ukraine tem o objetivo de cruzar apoios com necessidades. Criada por portugueses, liga pessoas e organizações dispostas a ajudar quem necessita de ajuda, estando na Ucrânia ou em fuga. Eis as principais formas de apoio:

  • Alojamento
  • Aconselhamento e apoio em matérias como legislação e documentação
  • Transporte
  • Apoio clínico e cuidados básicos de saúde
  • Apoio psicológico
  • Oferta de emprego

Existem, ainda, outras redes do género, através das quais pode ajudar:

A Cama Solidária, criada durante a pandemia para disponibilizar camas aos profissionais de saúde em isolamento, foi reativada para responder à crise internacional. Também é possível ajudar pais a procurar escolas para os filhos ou cidadãos em idade ativa a encontrar emprego.

A From Ukraine to Portugal é um centro de contacto, via Telegram, que serve para apoiar pessoas em fuga nas mais variadas frentes, desde alojamento a apoio legal ou psicológico.

2. Apoio humanitário

Desde o apoio psicológico até à garantia de que civis em fuga têm roupa quente e comida, são várias as ações que partem de organizações internacionais. Eis algumas:

  • Médicos sem Fronteiras

Esta organização histórica está a oferecer apoio psicológico e social aos cidadãos na Ucrânia e nos países vizinhos.

  • Save the Children

As crianças serão, porventura, as vítimas mais inocentes desta guerra. A Save the Children redobrou os seus esforços e está a tentar angariar 19 milhões de dólares para responder às situações mais graves causadas pelo conflito.

  • Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas

O intuito do Alto Comissariado para os Refugiados é, desde sempre, ajudar a salvar vidas. Com a missão reforçada, está a angariar fundos para providenciar apoio psicossocial, aconselhamento legal, abrigo e outros itens de grande necessidade.

3. Ajude a garantir o acesso a informação fidedigna

Num cenário de guerra, a desinformação e a manipulação através dos media são realidades comuns. Assim, apoiar o jornalismo que se faz no e sobre o país é uma forma de garantir que os cidadãos se mantêm informados. Eis três meios de comunicação que pode apoiar:

  • The Kyiv Independent, um jornal que reivindica independência editorial e por isso, relevância para a democracia do país
  • Ukraine World, um projeto internacional que surgiu durante a Crise da Crimeia, em 2014, para acompanhar os desenvolvimentos na Ucrânia com rigor e independência
  • Zaborona, um projeto online lançado por dois jornalistas independentes que apostam na investigação

4. Doação de bens a nível local

Há centenas de câmaras municipais, juntas de freguesia e instituições de cariz social a fazer campanhas de recolha de bens como roupas, alimentos, medicamentos ou produtos de higiene. Consulte as páginas oficiais da sua autarquia ou junta de freguesia para saber de que forma pode ser pertinente na sua ajuda. A maioria das iniciativas atualiza diariamente a lista de itens mais urgentes, pelo que aconselhamos a não comprar ou recolher nada antes de consultar as necessidades reais.

5. Garantir alojamento a refugiados

A plataforma de alojamento local Airbnb lançou uma campanha para oferecer alojamento temporário aos civis em fuga da Ucrânia. A iniciativa tem capacidade para abranger 100 mil refugiados. Para oferecer alojamento, deve registar-se e tem, ainda, a possibilidade de melhorar o perfil de segurança da sua ação, já que o diálogo com potenciais hóspedes está aberto e existe um apoio permanente do Airbnb para cada etapa da estadia. O imóvel fica, ainda, protegido de danos pela Garantia ao Anfitrião.

6. Ajude a encontrar emprego

Se tem uma empresa, saiba que pode oferecer emprego especificamente a cidadãos ucranianos. O Instituto do Emprego e Formação Profissional criou uma plataforma, inserida no programa Portugal for Ukraine, através da qual pode registar as ofertas disponíveis e partilhar os perfis que procura, ajudando, assim, à integração e à vida digna destes refugiados de guerra. Esta é apenas uma das formas de ajudar lançadas pelo Governo, que também inclui, no programa, pontos como o acolhimento de refugiados, ajuda no transporte, apoio na obtenção de documentação ou na integração no sistema de educação português.

Existe, ainda, um questionário através dos quais os pedidos e ofertas de ajuda são encaminhados para a entidade competente.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais