Simulador de crédito à habitação: saiba quanto vai subir a prestação da casa

Tem crédito à habitação? Faça as contas à subida da prestação da casa com a ajuda de um simulador.
Artigo atualizado a 14-09-2023

As taxas Euribor — que servem de indexante aos créditos à habitação com taxa de juro variável em Portugal — têm subido de forma contínua, em consequência dos sucessivos aumentos das taxas de juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE), para combater a elevada inflação, levando à subida das prestações mensais do crédito à habitação (sempre que ocorre uma revisão do contrato).

Em setembro de 2023, o BCE voltou a subir as suas três taxas de juro diretoras em 25 pontos base. Com esta decisão, a taxa de juro de facilidade permanente de depósito passou de 3,75% para 4% (um máximo de 22 anos), enquanto a taxa de juro de operações principais de refinanciamento e a taxa de juro de facilidade permanente de cedência de liquidez avançaram para 4,5%, 4,75%, respetivamente. Foi a décima subida consecutiva desde julho de 2022. Uma má notícia para quem tem, ou pretende contratar, crédito à habitação.

Quanto vai aumentar a prestação da casa?

Se o seu crédito à habitação vai ser revisto em setembro, faça uma simulação do valor da prestação e saiba desde já quanto vai pagar a mais por mês até à próxima revisão. Para simular, siga estes passos:

1. Insira o valor do crédito à habitação em dívida ao banco;

2. Indique quantas mensalidades ainda faltam liquidar;

3. Selecione a taxa Euribor associada ao seu crédito à habitação (três, seis ou 12 meses);

4. Introduza o spread contratado.

Pode consultar os elementos do empréstimo solicitados no site ou na app do seu banco.

Simulador Prestação Crédito Habitação

Quanto vai subir a prestação do seu crédito habitação?

Insira os dados do seu empréstimo e saiba quanto pode subir a prestação da sua casa.

Se fosse hoje a revisão da sua prestação ficaria a pagar mais
0€ /mês

Prestação até agora
0,00
Nova prestação
0,00

Cenários para a sua prestação com a subida da Euribor

Prestação Diferença
Euribor a 3% 0,00 0,00
Euribor a 4% 0,00 0,00
Euribor a 5% 0,00 0,00

 

Simulação

Crédito à habitação revisto em setembro com:

  • Valor em dívida: 150 000 euros
  • Mensalidades por pagar: 300 meses (25 anos)
  • Euribor: seis meses
  • Spread: 1%

Neste cenário, o valor da nova prestação da casa, a partir de setembro, será de 872 euros, mais 69,2 euros do que nos seis meses anteriores. Este valor reflete o valor médio da taxa Euribor a seis meses de agosto (3,944%). Segundo as regras do crédito à habitação com taxa variável, para efeito de atualização do contrato, considera-se o valor médio da taxa Euribor do mês anterior ao da atualização.

A nova prestação da casa é demasiado elevada?

Se o valor da nova mensalidade do crédito à habitação for incomportável face aos seus rendimentos, pode pedir bonificação dos juros ao banco. O valor máximo deste apoio é de 1,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), ou seja, 720 euros por ano (60 euros por mês). Refira-se que, nos créditos à habitação contratados até 2011, ao valor do apoio são deduzidos benefícios fiscais com juros já pagos. Conheça todas as condições de acesso à bonificação dos juros nesta nota informativa do Banco de Portugal.

Ler mais

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais