Como poupar dinheiro com a Internet

Renegociar contratos, aproveitar os saldos ou baixar a conta da eletricidade são algumas estratégias de poupança para as quais não precisa de sair de casa. Saiba como usar a Internet para reduzir a sua fatura mensal. A poupança pode ser significativa.
Artigo atualizado a 08-02-2022

A Internet faz parte do nosso dia a dia. Usamo-la para ver os filmes e as séries do momento, para trocar mensagens com amigos e família e para nos mantermos a par do que se passa no mundo. Mas as potencialidades do mundo online vão muito além do lazer. Podem, inclusive, garantir benefícios de poupança muito significativos para as famílias.

O número de portugueses que realiza operações financeiras através da Internet tem vindo a aumentar nos últimos anos. Ainda assim, segundo o relatório dos sistemas de pagamentos do Banco de Portugal, relativo a 2017, estas operações continuam a representar pouco mais de 5% do valor global das compras processadas no último ano. Se se encontra nos 95% que ainda não fazem compras online, esta poderá ser uma boa oportunidade para alterar hábitos de consumo.

3 formas de poupar com a Internet

1. Fazer compras online

A Internet é uma excelente ferramenta para aceder a descontos e promoções exclusivas, mudar tarifários e descobrir condições mais vantajosas na concorrência. Através do seu computador pode aproveitar a última vaga de saldos e até conseguir descontos adicionais. Os sites das lojas de roupa, tecnologia, alimentação ou viagens são a porta de entrada para este mundo. Através deles pode aceder a uma extensa rede de produtos, sendo que a maioria destes sites garante uma entrega sem custos.

Sentado no seu sofá ou a tomar um café na mesa da cozinha pode ainda recorrer à Amazon ou a outras marcas de comércio eletrónico para encomendar todo o tipo de produtos: da tecnologia à moda, dos brinquedos aos livros. Apesar de a Amazon ainda não possuir uma loja portuguesa, pode comprar os produtos que desejar por um custo significativamente mais baixo do que conseguiria numa loja tradicional. Para tal, não se esqueça de fazer a conversão dos dólares ou libras para euros e ter em conta os custos de envio.

Há ainda os sites de classificados e produtos usados, como o OLX, o CustoJusto.pt ou o marketplace da Fnac. Se dedicar algum tempo a pesquisar os produtos nos quais está interessado pode encontrar o que precisa a preços convidativos.

Cuidados a ter

Comprar online pode garantir-lhe descontos em todo o tipo de produtos. Mas tenha atenção às armadilhas que vai encontrar pelo caminho.

Para ser eficiente nas compras online pesquise o produto que quer comprar, faça uma pequena lista das lojas que o vendem e compare os preços. Escolha o mais barato.

Outro aspeto importante nas compras pela Internet é a conversão de moeda. Converta o preço para euros. Se fizer compras na Amazon, Aliexpress ou eBay não se esqueça de converter a fatura final de dólares e libras para euros. Sites como o oanda.com ajudam-no nesta conta.

Os custos de envio de uma encomenda para sua casa podem encarecer drasticamente um produto. São as “letrinhas pequeninas” das compras online. Envie as encomendas para o seu local de trabalho. A data de receção das encomendas online é imprevisível. Se não costuma estar em casa, escolha outra morada para a entrega das encomendas. O seu local de trabalho, por exemplo.

Por último, cuidado com as compras por impulso. Pense duas vezes antes de comprar um produto online e decida, em ambas, se ele é realmente necessário.

Fraudes online

Phishing e malware são dois anglicismos aos quais tem que estar atento quando lê notícias ou conselhos sobre fraude online. Estes dois fenómenos aproveitam a vulnerabilidade dos computadores, dos tablets ou a menor apetência dos utilizadores para a segurança online para aceder às passwords ou códigos bancários dos consumidores.

O primeiro passo para evitar ser burlado é proteger o seu computador, tablet ou smartphone. Depois, há uma regra não escrita que pode ajudar a poupar muitas dores de cabeça. Desconfie de todos os sites e de todas as perguntas que estes lhe fazem. Tem dúvidas sobre os perigos das compras pela Internet? Saiba como se proteger das fraudes online.

2. Renegociar os contratos

As compras online são um dos muitos exemplos de como a Internet pode garantir-lhe a poupança de dezenas ou até centenas de euros. Mas as potencialidades do mundo digital não ficam por aqui.

Se tem um crédito ao consumo e acha que está a pagar demasiado, pode recorrer ao site da sua instituição financeira para renegociar a prestação ou tentar alterar algumas condições. Opções como alargar o prazo do empréstimo ou renegociar um spread mais baixo são possibilidades. Tudo pode ser tratado através do computador.

A tendência das instituições tem sido no sentido de ir ao encontro dos avanços das novas tecnologias e fornecer soluções inovadoras aos seus clientes. Ferramentas como simuladores, caixas de mensagem que colocam o cliente em contacto direto com um operador ou o acesso, no próprio site, a produtos de poupança facilitam a subscrição de produtos financeiros.

A arte da renegociação não se limita aos créditos. Todos nós já passámos, em algum momento, pela experiência de ter que renegociar um pacote de serviços de telecomunicações. Seja porque achamos que estamos a pagar demasiado, porque queremos melhorar os nossos serviços ou porque esse pacote já não se adapta às nossas necessidades, vimo-nos confrontados com a necessidade de fazer telefonemas atrás de telefonemas para, após horas de negociações e ameaças de troca de operadora, finalmente conseguirmos poupar alguns euros por mês.

Mas, muitas vezes, partimos para esta opção sem consultar as ofertas online. A maioria das operadoras de telecomunicações oferece condições mais favoráveis para quem subscreve um tarifário através do site.

Há ainda campanhas exclusivas às adesões online. Basta estar atento e consultar a concorrência antes de subscrever o serviço para garantir que não há ofertas melhores no mercado. Através das ofertas limitadas à Internet pode obter a mesma poupança, ou até uma maior, sem dores de cabeça.

3. Baixar a conta da energia

Outra fatura pesada das famílias portuguesas é a conta da energia. As faturas da luz e do gás levam várias centenas de euros por ano.

Lançada no final do ano passado, a plataforma Poupa Energia, desenvolvida pela Adene, tem mais de 200 tarifários disponíveis para consulta e comparação. Uma arma poderosa para comparar as melhores ofertas.

Escolhido o novo fornecedor, a adesão pode ser online. Basta preencher os dados, o plano de energia e outros pormenores, como a potência contratada ou modo de pagamento. Vai acabar por despender muito menos energia do que se tivesse que se deslocar a um balcão e poupar no final do mês.

Outros pormenores, como receber fatura eletrónica ou fazer transferência bancária, podem ajudá-lo ainda a poupar mais alguns euros. As possibilidades são infinitas, basta que esteja atento.

 

Nota: Este artigo foi originalmente publicado na edição 28 da revista Montepio. Clique aqui para descarregar a revista.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Consumo , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais