Vacinas da gripe e covid-19: quem deve tomar e como agendar
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já publicou as regras relativas à campanha de vacinação sazonal do outono-inverno de 2025-2026 contra a gripe e a covid-19, que arranca a 23 de setembro de 2025 e se estende até 30 de abril de 2026.
À semelhança da campanha do ano anterior, mantém-se a disponibilização gratuita da vacina contra a gripe de dose elevada às pessoas com idade igual ou superior a 85 anos e a administração desta vacina a todos os residentes em Estabelecimentos Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), instituições similares e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). O objetivo é maximizar a proteção das populações mais vulneráveis e reduzir o impacte das infeções respiratórias por vírus da gripe nos serviços de saúde.
A vacinação contra a gripe e contra a covid-19 decorrerá nas unidades de saúde do SNS e nas farmácias comunitárias, como na campanha de vacinação sazonal do outono-inverno anterior.
Alargamento da gratuitidade da vacina da gripe
Uma das novidades é o alargamento da gratuitidade da vacinação contra a gripe a todas as crianças com idade entre os 6 meses e os 23 meses.
A DGS justifica esta medida com o facto de “os dados nacionais demonstrarem que esta faixa etária apresenta taxas de hospitalização e de cuidados intensivos equiparáveis às registadas entre pessoas mais idosas”.
Para prevenção de doença grave, a DGS recomenda também a vacinação de crianças entre os 2 anos e os 4 anos de idade.
Por que razão se recomenda a vacinação sazonal contra a gripe e contra a covid-19?
A administração de uma nova dose das vacinas na época do outono-inverno (em que há maior circulação de vírus respiratórios) é essencial para maximizar a proteção das populações mais vulneráveis, com risco acrescido para doença grave e das suas complicações, bem como mitigar o seu impacte no sistema de saúde.
Quem deve tomar a vacina contra a gripe?
A vacinação sazonal contra a gripe é recomendada para os seguintes grupos:
- Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
- Crianças com idade igual ou superior a 6 meses de idade e inferior a 5 anos de idade, em particular durante os primeiros 2 anos de vida;
- Doentes crónicos ou com imunossupressão, com 6 ou mais meses de idade;
- Grávidas;
- Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados;
- Pessoas abrangidas pela vacinação gratuita.
Gratuitidade
Têm direito a vacinar-se contra a gripe gratuitamente no âmbito do SNS os seguintes grupos:
- Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
- Crianças com idade entre 6 meses e 23 meses;
- Grávidas;
- Pessoas residentes em instituições (incluindo ERPI, lares de apoio), lares residenciais e centros de acolhimento temporário
- Utentes de serviços de apoio domiciliário;
- Doentes na RNCCI;
- Pessoas apoiadas no domicílio pelos serviços de apoio domiciliário, com acordo de cooperação com a Segurança Social ou Misericórdias Portuguesas;
- Doentes apoiados no domicílio pelas equipas de enfermagem das unidades funcionais prestadoras de cuidados de saúde ou com apoio domiciliário dos hospitais do SNS;
- Doentes internados em unidades de saúde do SNS, que apresentem patologias crónicas e condições para as quais se recomenda a vacina;
- Reclusos nos estabelecimentos prisionais;
- Pessoas em situação de sem-abrigo;
- Pessoas com as seguintes patologias crónicas ou condições médicas: insuficiência cardíaca, insuficiência renal, doença pulmonar crónica, doença neuromuscular e doença metabólica.
E contra a covid-19?
A vacinação sazonal contra a covid-19 é recomendada para os seguintes grupos, tendo em conta o risco acrescido para desenvolver a doença:
- Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
- Doentes crónicos, com 18 ou mais anos de idade;
- Pessoas com idade entre os 6 meses e os 17 anos, com condições de imunossupressão grave ou mediante avaliação clínica individual;
- Grávidas;
- Pessoas em situação de sem-abrigo e respetivos profissionais de apoio;
- Profissionais e utentes/residentes em ERPI e instituições similares, RNCCI e estabelecimentos prisionais;
- Profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde;
- Estudantes em estágio clínico;
- Bombeiros envolvidos no transporte de doentes;
- Prestadores de cuidados a pessoas dependentes;
- Profissionais da distribuição farmacêutica.
Em que locais vai decorrer a vacinação?
A inoculação poderá ser realizada nas unidades de saúde do SNS ou nas farmácias comunitárias aderentes à campanha de vacinação sazonal. No caso dos utentes com mobilidade limitada ou residentes em instituições, as vacinas poderão ser administradas noutros locais, como no domicílio, em estruturas residenciais para pessoas idosas ou em estabelecimentos prisionais.
O SNS recomenda que os utentes com idade entre os 60 anos e os 84 anos, assim como os profissionais de saúde das farmácias, tomem as vacinas nas farmácias. Os restantes devem dirigir-se às unidades de saúde do SNS para receber a inoculação.
Como funciona o agendamento nas farmácias?
O agendamento da vacinação realiza-se através da plataforma das farmácias portuguesas (aqui). A plataforma não permite mais de um agendamento por pessoa e apoia a gestão tanto da vacina contra a gripe como da vacina contra a covid-19.
Também é possível realizar a marcação diretamente ao balcão da farmácia ou por telefone.
O agendamento não é obrigatório, mas é recomendado para garantir a disponibilidade.
Após o agendamento, é enviada uma SMS de confirmação 24 horas antes da data marcada. Quem estiver abrangido pela vacinação gratuita, não necessita de apresentar receita médica. Basta identificar-se com o cartão do cidadão.
É possível tomar a vacina contra a gripe e a covid-19 no mesmo dia?
Sim. As duas vacinas são compatíveis, pelo que podem ser administradas no mesmo dia, desde que em locais anatómicos diferentes (por exemplo, uma em cada braço). No entanto, o utente pode optar por uma administração em dias diferentes (com qualquer intervalo entre vacinas).
Pode tomar-se apenas uma das vacinas?
A administração das duas vacinas é fortemente recomendada, no entanto, pode optar-se por tomar apenas a vacina contra a gripe ou apenas a vacina contra a covid-19.
Que vacinas contra a gripe estão disponíveis?
Na época 2025-2026 estão disponíveis as seguintes vacinas contra a gripe trivalentes inativadas:
Vacinação gratuita
- Fluarix®
- Influvac®;
- Vaxigrip®;
- Efluelda®, vacina de dose elevada.
Vacinação não gratuita
- Fluenz®;
- Influvac®;
- Vaxigrip®;
- Efluelda®, vacina de dose elevada.
Qual é o preço?
As vacinas Influvac® e Vaxigrip® custam, cada uma, 8,88 euros, para utentes do regime geral, ou 6,77 euros, no caso do regime especial para pensionistas.
Documentação útil
Para mais informações sobre o funcionamento da campanha de vacinação sazonal do outono-inverno de 2025-2026 contra a gripe e a covid-19, consulte os seguintes documentos:
- Orientação n.º 004/2025 (09/09/2025) – Procedimentos específicos da vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19;
- Norma n.º 010/2025 (09/09/2025) – Estratégia de vacinação contra a covid-19;
- Norma n.º 009/2025 (09/09/2025) – Campanha de vacinação sazonal contra a gripe.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.