Suplemento extraordinário de pensões: saiba quanto vai receber
A maioria dos pensionistas vai receber, em 2025, um suplemento extraordinário de pensões entre 100 euros e 200 euros. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, esta quinta-feira, 17 de julho, no discurso de abertura do debate sobre o Estado da Nação, no Parlamento, e depois aprovada em Conselho de Ministros, a 18 de julho. O Governo repete, assim, uma medida que já tomou o ano passado, em termos semelhantes. Continue a ler este artigo e saiba qual o valor do bónus que vai receber.
Quem vai receber o suplemento extraordinário de pensões?
Este bónus destina-se aos pensionistas de velhice, invalidez e sobrevivência da Segurança Social, da Caixa-Geral de Aposentações (CGA) e do setor bancário que recebem pensões de valor até três vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) em vigor, ou seja, 1 567,5 euros.
Quantos pensionistas são abrangidos pelo bónus?
O suplemento extraordinário de pensões deverá chegar a mais de dois milhões de pensionistas, o que, segundo o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, corresponde a 94% dos pensionistas.
Qual é o valor?
O valor do suplemento extraordinário de pensões vai variar entre 100 euros e 200 euros, em função do valor global de pensões que cada pensionista recebe. Aplicam-se os seguintes valores:
- 200 euros: para pensionistas com pensões de valor até uma vez o IAS, ou seja, 522,5 euros;
- 150 euros: para pensionistas com pensões de valor entre uma vez o IAS e duas vezes o IAS, isto é, entre 522,5 euros e 1 045 euros;
- 100 euros: para pensionistas com pensões de valor entre duas vezes o IAS e três vezes o IAS, equivalente a entre 1 045 euros e 1 567,5 euros.
Por exemplo, quem recebe uma pensão de velhice de 450 euros e uma pensão de sobrevivência de 300 euros, num total de 750 euros, receberá 150 euros. Já quem tem uma pensão de velhice de 500 euros e uma pensão de sobrevivência de 600 euros, terá direito a 100 euros.
Quantas vezes vai ser pago o bónus?
Este apoio será pago apenas uma vez. Não se trata, portanto, de um aumento de pensão.
Quando será pago o suplemento extraordinário de pensões?
O suplemento é pago com as pensões do mês de setembro de 2025. Ou seja, no caso dos pensionistas da Segurança Social, o pagamento ocorrerá no dia 8 de setembro. Já os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações receberão o pagamento no dia 19 de setembro.
O pagamento será efetuado de forma automática, sem necessidade de pedido do pensionista, por transferência bancária ou vale postal.
Como será tributado em IRS?
O suplemento extraordinário de pensões não ficará sujeito a retenção na fonte, mas será tido em conta quando os pensionistas entregarem a declaração do IRS no próximo ano, conforme explicou o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros que aprovou a medida.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.