Como juntar dinheiro? Faça um plano para poupar

Fazer um plano de poupança e de investimento é essencial para atingir os seus objetivos no futuro. O caminho é longo mas através de alguns mecanismos conseguirá juntar dinheiro para conquistar o que pretende. Saiba quais são esses mecanismos.
Artigo atualizado a 02-11-2021

Planear é um verbo que qualquer aspirante a bom gestor de finanças familiares deve ter presente. As suas poupanças e investimentos merecem uma atenção especial. O seu plano para poupar e investir deve ter em conta objetivos, metas intermédias e estratégias para lá chegar. Saiba como juntar dinheiro.

Qualquer plano para poupar que envolva as finanças familiares deve começar por analisar atentamente a situação financeira. Também é essencial definir objetivos concretos e determinar metas intermédias de poupança que permitam assinalar pequenas vitórias. Estes são os alicerces de um bom plano para poupar, que o vão ajudar a responder à questão sobre como juntar dinheiro.

3 passos para juntar dinheiro

1. Fazer o orçamento

O orçamento mensal é o primeiro passo para conseguir atingir os seus objetivos financeiros: comprar uma casa nova, mudar de carro, amealhar para os estudos de um filho, por exemplo. Só conhecendo o seu saldo mensal (receitas – despesas) saberá quanto pode poupar mensalmente.

Aponte todas as despesas e avalie cada uma delas com rigor. Defina quais são realmente indispensáveis. É o ponto de partida para preparar um orçamento familiar destinado à poupança. Depois, deve registar todas as receitas do seu agregado (o seu salário, juros ou prestações sociais).

Somando e subtraindo, as suas contas conduzi-lo-ão a um ponto de partida: o orçamento que define quanto vai ganhar, quanto vai gastar e quanto conseguirá poupar por mês. A partir daqui, aposte na disciplina para manter as despesas sob controlo.

2. Traçar metas curtas para objetivos longos

Conhecer as suas finanças permite-lhe traçar objetivos realistas para as suas poupanças. Esses objetivos dependem, muitas vezes, do seu ciclo de vida: comprar casa para se emancipar, mudar de carro para aumentar a família, ou poupar para a reforma, para manter o nível de vida quando lá chegar.

Cada objetivo implica um esforço regular de poupança, ou seja, metas de curto prazo que cimentem as de longo prazo. No seu plano para a poupança devem estar contemplados os objetivos financeiros e as metas que o levarão a concretizá-los.

3. Criar um fundo de emergência

Como o nome indica, este fundo é uma espécie de “almofada” em caso de um contratempo financeiro: perda do emprego, doença ou acidente, situações que reduzem bruscamente as receitas do agregado familiar.

Se tem um plano para poupar, ou está a começar o seu, lembre-se que o primeiro aforro deve servir para criar este fundo. Opte por produtos de baixo risco, como os depósitos a prazo, cujo capital é facilmente resgatável em caso de necessidade. Esta poupança deve ser equivalente a uma quantia entre três e seis meses de despesas correntes da sua casa.

Fundo de emergência em quatro pontos:

  1. Tal como no orçamento mensal, comece por contabilizar todas as despesas fixas. Estas despesas são aquelas às quais não consegue “fugir” todos os meses.
  2. Conhecido o valor médio mensal das despesas correntes, poderá calcular o valor a ter no fundo de emergência. Multiplique as suas despesas mensais por três e por seis. Está encontrado o intervalo que serve de referência à sua poupança para emergências.
  3. Mesmo que não tenha esse valor disponível, não deixe de criar o fundo de emergência. Reforce essa poupança todos os meses com o valor possível.
  4. Para ver o fundo de emergência crescer, aplique esse dinheiro em produtos de baixo risco e fácil resgate.

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais