Como poupar dinheiro todos os meses

Poupar. Esta palavra deve estar presente no dia-a-dia de todos os portugueses. O Ei entrevistou João Martins, autor do livro “A Economia Lá de Casa”. Conheça as estratégias deste especialista em Finanças Pessoais.
Artigo atualizado a 06-03-2017

Que conselhos daria a quem pretende melhorar a sua saúde financeira?

Que comece ainda hoje e não espere por nenhuma data especial. Tal como nas dietas, só funcionam aquelas mudanças que resultam da necessidade e força de vontade. Adiar estas decisões tem a desvantagem de piorar as nossas probabilidades de sucesso. Afinal, se não começamos hoje e esperamos por outro dia, significa que não estamos ainda preparados para assumir esse compromisso. Acontece que na data escolhida também não o estaremos. As decisões adiadas acabam geralmente por se desmoronar mais rapidamente do que as decisões tomadas com efeito imediato.

Como poupar dinheiro? Pode sugerir uma primeira medida de poupança que as famílias devam tomar? Porquê essa e não outra?

Caso tivesse que escolher uma única medida de poupança para implementar nas famílias portuguesas não teria dúvidas em aconselhar a regra “pague-se a si em primeiro lugar”. Penso ser a mais importante mas também a mais ignorada das medidas de poupança.

Na prática significa que, quando recebemos o nosso salário, devemos retirar imediatamente a nossa parte, ou seja, a poupança que nos vai facilitar o futuro, por exemplo entre 5% a 10%. Será com o valor remanescente que a nossa vida se deve organizar. Caso não seja possível significa que estamos literalmente a viver acima das nossas possibilidades.

Quando recebe o salário

Coloque de parte entre 5% e 10% e destine esse valor à poupança

Resumindo, paguemo-nos a nós em primeiro lugar e só depois paguemos ao senhorio, ao supermercado e a todos os outros. Caso contrário, andaremos eternamente a trabalhar para pagar a alguém, sem nunca pensarmos em nós como beneficiários principais do nosso esforço laboral. Esta é a dica mais utilizada pelos mais ricos. E que os torna ainda mais ricos.

Para quem já tem hábitos de poupança e quer fazer um check-up às finanças familiares, quais devem ser as prioridades?

Neste momento as telecomunicações representam uma fatia exageradamente grande dos orçamentos domésticos dos portugueses. É urgente que se reflita sobre este assunto em família e que se perca algum tempo a analisar as diferentes opções do mercado. Feito isto, poder-se-á obter relevantes poupanças anuais que podem ser redirecionadas para outros itens. Outra grande área que merece relevância é a energia. Todos os anos importa preparar, com a devida antecedência, o nosso lar para o inverno, de forma a não gastar demasiada eletricidade ou gás em aquecimento, fruto de perdas de calor que podiam ser facilmente reparadas. Hoje em dia, com o preço da energia em grande alta, não devemos descurar esta categoria.

Que conselhos daria a quem já não consegue cortar mais no orçamento? Como poupar dinheiro nestes casos?

Que pense sobretudo na sua qualidade de vida de forma a tomar as medidas urgentes para restabelecer a situação. Muitas vezes deixamos arrastar situações incomportáveis por medo da mudança, mas mudar faz bem. Não tenha medo de arriscar uma nova vida em consonância com a situação financeira real.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais