Reavaliação do abono de família: como pedir online
O abono de família é uma prestação que visa apoiar financeiramente a educação de crianças e jovens de agregados familiares com rendimentos reduzidos. Já recebe esta prestação social? Saiba se deve pedir a reavaliação do abono de família.
Quando pedir a reavaliação do abono de família?
Deve pedir-se para que seja reavaliado o abono de família sempre que se verificar alguma alteração nos rendimentos ou composição do agregado familiar.
Como pedir?
A forma mais simples e célere de apresentar o pedido de reavaliação do abono de família é através da Segurança Social Direta, seguindo estes passos:
Passo 1
Aceda à Segurança Social Direta, e autentique-se nesta plataforma. Pode fazê-lo inserindo o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e a palavra-chave. Também pode autenticar-se através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital.

Passo 2
No menu, clicar em “Família” e depois escolher a opção “Abono de família e de pré-natal”.

Passo 3
Na página “Abono de família e de pré-natal”, clicar em “Pedir e consultar”.

Passo 4
Em seguida, é apresentada uma lista de todos os pedidos de abono de família e de abono pré-natal. Para prosseguir, clicar em “Pedir reavaliação do abono de família”.

Passo 5
Na página com o resumo das condições de reavaliação do abono de família, carregar em “Autorizo e Certifico”.

Passo 6
Alterar as informações sobre o agregado familiar (se foi este o motivo do pedido de reavaliação do abono de família). Aqui, ºe possível:
- Registar a habitação do agregado familiar;
- Adicionar elementos ao agregado familiar. Nesse caso, são necessárias as credenciais de acesso à Segurança Social Direta desses elementos (NISS e palavra-passe);
- Alterar relação familiar;
- Marcar como ausente;
- Remover um elemento ao agregado familiar (por exemplo, em caso de divórcio).
Depois de alterar o agregado familiar, pressionar em “Próximo Passo: rendimentos” e confirmar a alteração efetuada ao agregado familiar, clicando em “Sim”.


Passo 7
Registar os novos rendimentos do agregado familiar (se foi este o motivo do pedido de reavaliação do abono de família). Para tal, selecionar a categoria de rendimentos. Seguidamente, clicar em “Adicionar rendimentos ou património”.

Passo 8
Selecionar o “NISS” do titular dos rendimentos e indicar a “Periodicidade”, a “Natureza”, a “Subnatureza” e o “Valor ilíquido mensal”. Após preencher todos os campos, pressionar em “Adicionar rendimento”.

Durante o processo de registo dos rendimentos, é possível efetuar as seguintes ações: “Consultar rendimento”, “Alterar rendimento” e “Anular rendimento”.

Note-se que o campo “Património mobiliário” é de preenchimento obrigatório. Deve-se, assim, preencher esta informação, mesmo que o agregado familiar não tenha quaisquer rendimentos. Caso contrário, não será possível avançar.
Passo 9
Para adicionar o património mobiliário, clicar em “Adicionar património mobiliário (valores bancários e ativos financeiros)”.

Passo 10
Selecionar o “NISS” do titular do património mobiliário e indicar o “Período” e o “Valor”. Se o titular do NISS não possuir qualquer património mobiliário, colocar um visto em “Sem património mobiliário a declarar”.
Após o preenchimento, clicar em “Adicionar património”.

Passo 11
Para concluir o pedido de reavaliação do escalão do abono de família, pressionar em “Submeter pedido”.

Confirmar o pedido de reavaliação do abono de família, clicando em “Imprimir comprovativo”.

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.