6 benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta é fácil e não provoca efeitos secundários adversos. Conheça 6 motivos para praticar este exercício físico.
Artigo atualizado a 11-08-2023

Diz-se que nadar é o exercício físico mais completo, mas andar de bicicleta não fica atrás. Na verdade, há muitas semelhanças entre as duas atividades. São exercícios de impacto reduzido, que podem ser praticados por pessoas de todas as idades e que, quando se aprendem, não se esquecem.

Seja como exercício físico principal ou como complemento de outro desporto, andar de bicicleta contribui para uma melhoria da saúde cardiovascular e um menor risco de doença coronária, entre outros benefícios. Saiba por que deve praticar regularmente este exercício físico.

1. Ajuda a perder de peso

Já reparou que os ciclistas são todos magros? É certo que não esperamos que pedale 300 ou 400 quilómetros todos os dias, como os profissionais, mas se começar a andar de bicicleta com regularidade é provável que fique mais leve na balança.

Dependendo do local e da velocidade a que pedala, andar de bicicleta ajuda-o a perder entre 300 a 1 000 calorias por hora. Regra geral, se pedalar uma hora perderá:

  • 300 calorias (velocidade até 15 km/h)
  • 420 calorias (velocidade até 18 km/h)
  • 600 calorias (velocidade até 22 km/h)
  • 850 calorias (velocidade até 28 km/h)
  • 1 000 calorias (velocidade superior a 28 km/h)

Queimar calorias significa perder peso e gordura. Lembre-se, porém, que deverá seguir uma alimentação equilibrada e saudável para compensar este esforço.

2. Alivia as dores de costas

Pedalar contribui para tonificar os músculos, sobretudo os das pernas e os abdominais. Os movimentos regulares das pernas fortalecem a zona lombar e ajudam a prevenir as hérnias discais. Ao mesmo tempo, andar de bicicleta estimula os músculos das vértebras dorsais, fazendo-os comprimir e estender constantemente.

Com a ajuda das duas rodas, é natural que reduza a intensidade das dores de costas provocadas pela inatividade. Isto porque andar de bicicleta não só evita que os músculos das costas atrofiem, mas também mantém a coluna protegida de vibrações e golpes.

3. Reduz o risco de doenças

“A atividade física regular contribui para aumentar a longevidade e reduzir a carga de doença”, explica a Direção-Geral da Saúde (DGS) no Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, publicado em 2022. Além do seu papel preventivo e terapêutico para a saúde das populações, os benefícios do exercício físico superam os riscos, mesmo no caso da prática de atividade física em pessoas que vivem com condições crónicas.

Por exemplo, ao pedalar está a diminuir o risco de morte por Acidente Vascular Cerebral (AVC), por diabetes tipo 2 e por pressão arterial alta, entre outras doenças com elevada taxa de mortalidade.

A melhoria da saúde cardiovascular proporcionada pela prática de ciclismo é essencial para manter-se saudável. Segundo a Federação Portuguesa de Cardiologia, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, estimando-se que sejam responsáveis por 29% dos óbitos ocorridos no nosso país.

Tome nota

Vai pedalar na estrada? Esteja atento ao trânsito e use os equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete de proteção. Utilize, ainda, roupa e calçado confortáveis e mantenha-se hidratado durante a atividade.

4. Alivia o stress diário

Milhares de portugueses começam o dia à frente do volante, em filas de trânsito sem fim. Apesar de ser já um gesto rotineiro, não reduz o stress e a ansiedade. Se puder, opte por utilizar a bicicleta nas viagens diárias. Terá uma melhor qualidade de vida, com mais tempo para fazer as atividades de que gosta e para estar com a família.

Por outro lado, pedalar estimula a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, e ajuda a regular o ritmo circadiano, o nosso relógio biológico. Estudos demonstram que andar de bicicleta reduz a fadiga diária, melhora a concentração e o estado de alerta.

5. Melhora o sono

Segundo um estudo conjunto da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Sociedade Portuguesa de Medicina no Trabalho, 46% dos portugueses com idade igual ou superior a 25 anos dormem menos de 6 horas por dia. O estudo, realizado em 2019, conclui ainda que 21% dos portugueses demoram mais de 30 minutos para adormecer e 32% consideram ter um mau sono.

O exercício físico pode ajudar a combater os problemas de sono e as insónias. Por exemplo, bastam três passeios de bicicleta de 30 minutos por semana para ter um sono mais descansado e retemperador. Após o exercício físico, vai sentir-se mais cansado e propenso a adormecer mais rapidamente.

6. Poupa dinheiro

Pedalar é também uma oportunidade para mudar de estilo de vida. Se tiver condições para fazer o trajeto entre a casa e o trabalho de bicicleta, ganhará tempo no seu dia, diminuirá a frustração diária de ficar horas no trânsito e poupará dinheiro.

As condições meteorológicas são propícias a andar de bicicleta. Portugal é um dos países europeus com menos dias de chuva. Em 2022, segundo a Pordata, Lisboa teve 268 dias sem chuva e o Porto 215.

Se tornar a bicicleta o seu meio de transporte principal, pode poupar em combustível, parques de estacionamento, portagens e na manutenção do carro. Se optar por uma mudança mais radical, e abandonar o carro por completo, poupará dinheiro com o seguro automóvel e o Imposto Único de Circulação (IUC).

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Saúde

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais